Livre-se do stress e encontre o equilíbrio da sua pele

August 28, 2017

Cada vez mais se sabe que o stress é responsável pela secreção de uma série de neuromediadores pelo sistema nervoso central e outras moléculas segregadas por outros parênquimas (supra-renais, tiróide, pâncreas…) que influenciam e modulam o nosso status metabólico e imunológico, afectando indiretamente uma série de órgãos, nomeadamente a pele, através de um défice de reparação dos danos causados por todos os outros factores externos agressores.

O stress pode ser fator desencadeante e/ou agravante da psoríase, dermite seborreica, acne, rosácea, alterações da pigmentação como o vitiligo, bem como danificar a função de barreira cutânea, com consequente desidratação e maior suscetibilidade para agentes irritantes, alergénios ou agentes infeciosos penetrarem na pele. O envelhecimento precoce e o aparecimento de rugas também podem ser agravados pelo stress, nomeadamente por contração muscular recorrente e pelo dano na microcirculação com diminuição da oxigenação e nutrição da pele.

Assim, de forma a prevenir os efeitos do stress sobre a sua pele deve recorrer a um estilo de vida saudável que inclua refeições equilibradas e que respeite horários regulares. Outra prioridade é organizar a sua rotina diária de forma a conseguir tempo para fazer as várias atividades com tranquilidade, praticar exercício físico regularmente e dormir pelo menos 6 a 8 horas por dia.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload