Toxina Botulínica

A Toxina Botulínica é uma substância purificada, derivada de uma bactéria, que bloqueia sinais nervosos musculares. Ao injectar quantidades mínimas em músculos faciais específicos bloqueia-se o impulso e diminui-se temporariamente ao contração muscular o que permite a correção de rugas de expressão.

O efeito faz-se sentir 3 a 7 dias após o tratamento. A melhoria das rugas dura 4 a 6 meses. O efeito desaparece gradualmente e a acção dos músculos restabelece-se sendo necessário repetir o procedimento ao fim desse tempo de forma a manter os resultados.

Além da sua utilização crescente na Medicina Estética, a toxina Botulínica tem inúmeras aplicações, podendo também ser utilizada no tratamento de diversas patologias como é o caso da hiperhidrose (excesso de sudação) das axilas, mãos ou pés. A administração de toxina nestas áreas conduz ao enfraquecimento das glândulas produtoras de suor. Uma sessão proporciona meses de alívio e a administração pode ser repetida quando a transpiração excessiva regressa.